Dúvidas Frequentes

Varizes – Tratamento medicamentoso

Existem medicamentos para o tratamento das varizes?

O tratamento das varizes através de medicamentos é empregado visando a melhora dos sintomas por elas provocadas, mas não são capazes de eliminá-las. De fato os medicamentos são uma parte do tratamento que habitualmente envolvem cuidados físicos, nutricionais, meias compressivas, escleroterpia e até cirurgia conforme o caso.

 

Que efeito posso esperar com o tratamento das varizes com medicamentos orais ou cremes?
Os medicamentos podem ser muito úteis para minimizar os sintomas provocados pelas varizes em determinadas fases da doença, como pernas cansadas, pesadas, e em especial o edema de natureza venosa. As medicações de uso local, tópico também pode trazer alívio a estes sintomas, assim como auxiliar no tratamento de “hematomas” e manchas roxas que, podem estar associadas. Portanto, não há como eliminar propriamente as varizes usando tais medicamentos.

 

Mesmo com o uso dessas medicações, os sintomas podem persistir?
Sim. Os sintomas dependem do estado em que se encontra a doença. A combinação de medidas é que vai proporcionar uma resolução adequada.

 

Podem existir contraindicações ao uso dessas medicações?
Boa parte das medicações utilizadas para o tratamento sintomático das varizes são de origem natural, mas como qualquer outra medicação, pode haver contraindicação, seja por intolerância aos componentes da fórmula ou pela concomitância de outras doenças.

 

Essas medicações precisam ser prescritas pelo médico?
Certamente. A indicação depende do conhecimento farmacológico da substância, interações e também da patologia da doença venosa em si. Portanto, o médico especialista em angiologia ou cirurgia vascular reúne o conhecimento necessário a uma indicação bem conduzida.

 

Uma pessoa com varizes precisa obrigatoriamente usar medicação a vida toda?
Não. O benefício do medicamento dependerá das condições da própria doença e do paciente em questão. Como os medicamentos são facilitadores do processo relacionado ao retorno venoso do sangue, este benefício ocorre em curto e médio prazo. Outras medidas não medicamentosas poderão assegurar a melhora obtida a longo prazo, tornando improvável a necessidade de uso por toda a vida.

 

Existe alguma medicação oral ou creme que posso usar para os vasinhos ou as varizes desaparecerem?
Não. Medicamentos orais ou tópicos contribuem para o tratamento sintomático das varizes, ou seja, não interferem no surgimento de novas veias nem na remoção das existentes.

 

O tratamento das varizes com medicamentos orais ou cremes pode ser utilizado em pacientes que já fazem uso de medicações por outras doenças?
Sim. Antes de prescrever o medicamento, o médico especialista deverá identificar através da história obtida na entrevista (anamnese) quais os medicamentos e verificar a existência de contraindicações potenciais. Após isto é possível avaliar a relação do risco e benefício para apoiar este uso.

 

O uso de medicamentos orais ou cremes exclui o tratamento com meia elástica, escleroterapia ou cirurgia?
Não. A escolha do tratamento depende de cada caso, porém o uso combinado de técnicas de remoção e medicamentos se complementam na maioria das vezes. Cada um destes meios tem objetivos diferentes que buscam a melhora global.

 

O tratamento com medicação oral ou creme pode ser necessário mesmo após uma cirurgia ou tratamento com escleroterapia?
Pode sim. Não é obrigatório que sejam sempre associados. A intenção é criar condições que favoreçam a recuperação e deem conforto físico e/ou psicológico após os referidos tratamentos.

 

Dr. Marcelo Araújo
CRM-BA 9992
Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pela SBACV-BA
Área de atuação em Ecografia Vascular com Doppler