Histórico

logo

A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular Regional Bahia (SBACV-BA) foi fundada em 28 de maio de 1954, numa sessão realizada na antiga sede da Sociedade Baiana de Medicina, Edf. Barão do Rio Branco, com a presença do Professor Mario Degni, então presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular, que na oportunidade explicou aos presentes sobre a finalidade, realizações e o estatuto da Sociedade.

A presidência da sessão de fundação da SBACV-BA foi ocupada pelo Dr. Ângelo Augusto Decânio Filho e nesta data foi eleita a primeira Diretoria da SBACV-BA, apresentando a seguinte formação: Presidente – Dr. Ângelo Augusto Decânio Filho; 1° Secretário – Dr. Fernando Marigliano; Tesoureiro – Dr. Waldeck Nery. Nesta sessão histórica tiveram presentes outros grandes médicos conceituados da Sociedade Brasileira e Baiana, como o Prof. Dr. Rubens Mayall, o Prof. Dr. Jorge Valente, o Dr.Antonio Luiz M. Biscaia, o Dr. Joaquim Pereira de Souza, o Dr. Alfredo Ramalho e o Dr. Adriano Pondé, dentre outros nomes de igual importância para a fundação desta Sociedade.

A primeira Sessão Clínica foi realizada em 25 de setembro de 1954, no Salão Aristides Novis da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública do Hospital Santa Izabel sobre os temas “Aneurisma da Artéria Poplítea” e “Flebografia Retrógrada Pré-operatória em casos de Síndrome Pós-flebite”, proferidas pelos Dr. Luiz Queiroz e Dr. Ângelo Augusto Decânio Filho, respectivamente, e desde então a SBACV-BA vem promovendo, através das suas diretorias, atualizações clínicas com reuniões específicas da especialidade de Angiologia e Cirurgia Vascular, mais recentemente em tratamento endovascular das doenças vasculares, auxiliando e estimulando o crescimento desta especialidade no Estado da Bahia.

Nesses 60 anos, isto é, mais de meio século de existência, a SBACV-BA também ajuda o crescimento da especialidade de Angiologia e Cirurgia Vascular no Brasil, tendo dois de seus membros como presidentes da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, o Prof. Celso Luiz Figueroa (1972/1973) e, mais recentemente, Dr. Liberato Karaoglan de Moura (2004/2005). Além disso, a SBACV-BA também vem contribuindo com realizações de encontros científicos e congressos brasileiros na Bahia, ajudando a divulgar o conhecimento da especialidade para médicos, residentes e estudantes de medicina. Como resultado desse trabalho a SBACV-BA dispõe, hoje, de sede própria e um número crescente de associados.