Dúvidas Frequentes

Varizes – Membros inferiores

O que são varizes?
Varizes nos membros inferiores é uma doença circulatória muito frequente e se caracteriza pela dilatação permante e irreversível das veias superficias. Por tanto, as varizes não são veias obstruídas (entupidas) como frequentemente se pensa.

 

Qual a diferença de vasinhos (telangectasias) e varizes?
Os vasinhos são varizes de pequeno calibre e não se transformarão em varizes volumosas.

 

Qual a causa mais comum de varizes dos membros inferiores?
A causa mais comum das varizes dos membros inferiores é a hereditariedade.

 

Quais os sintomas provocados pelas varizes?
Podem ser totalmente assintomáticas (não provocar sintoma algum, fora o desconforto estético) ou podem provocar sensação de peso nas pernas, inchaço, dor e em casos mais graves, feridas (úlceras).

 

Usar salto alto ou cruzar as pernas provoca varizes?
Não está demonstrado que o uso de salto alto ou cruzar as pernas possa provocar varizes.

 

Como se faz o diagnóstico?
Na maioria dos casos o diagnóstico das varizes é clinico, mas às vezes só é possivel diagnosticá-las com o auxilio de ultrassonografia vascular (doppler).

 

Quais os tratamentos geralmente utilizados?
Existem dois tratamentos possíveis para eliminar as varizes: a cirurgia e a escleroterapia (esta última pode ser feita por vários métodos).
O uso de meias elásticas e medicações também podem aliviar os sintomas.

 

Quais as complicações que as varizes podem provocar?
Abandonadas a sua própria evolução, podem provocar sérios problemas circulatórios, com aparecimento de feridas (úlceras), inclusive levando à incapacidade para o trabalho.

 

Posso prevenir o aparecimento das varizes? Como?
É muito difícil, se não impossível, prevenir o aparecimento de varizes nas pessoas que têm predisposição (tendência) familiar. Porém, pode-se adiar ou diminuir as chances do aparecimento evitando os fatores que além da hereditariedade favorecem o desenvolvimento da doença, como obesidade, tabagismo, sedentarismo e uso de alguns contraceptivos ou terapia de reposição hormonal nas mulheres.

 

Depois de tratadas, as varizes podem voltar?
As varizes tratadas (eliminadas) não voltam. Ocorre que por tratar-se de doença hereditária e por existirem inúmeras veias passíveis de adoecer , outras varizes poderão sugir ao longo da vida após o tratamento inicial.

 

Dr. Cosme Humberto Techera
CRM-BA 6151
Especialista em Angiologia pela SBACV-BA