I Reunião Científica SBACV-BA de 2016
O evento abordou o tratamento das manchas de pele após escleroterapia e seus aspectos jurídicos e bioéticos.
A regional baiana da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV-BA) realizou na noite da última quinta-feira (31.03), no Hotel Sheraton da Bahia, a primeira Sessão Científica do ano. O evento reuniu cerca de 60 profissionais, entre cirurgiões, residentes e estudantes de Medicina.
O presidente da SBACV-BA, Dr. Maurício Aquino, deu início à sessão saudando a todos os presentes e a nova Diretoria, que tomou posse em janeiro deste ano, sucedendo o presidente Dr. Ronald Fidelis (2014-2015). “Este é o primeiro encontro de muitos que realizaremos. Vamos manter as reuniões mensais das Sessões Científicas. É importante estarmos sempre atualizados”, assegura.
Em seguida, a dermatologista Dra. Patrícia Gutierrez deu início à palestra Hipercromia pós-escleroterapia. Na oportunidade, a médica falou sobre os riscos mais comuns do procedimento, como orientar os pacientes sobre os cuidados necessários com a pele, dicas de bons clareadores e o tratamento das manchas resultantes. “A escleroterapia é um tratamento seguro e efetivo e continua sendo muito realizado entre os angiologistas e cirurgiões vasculares. O paciente precisa estar muito bem informado sobre possíveis complicações que podem ocorrer com o tratamento estético”, explica.
Logo depois, o advogado Dr. Antônio Fábio Medrado de Araújo falou sobre o tema Aspectos bioéticos e jurídicos no tratamento estético das varizes. Assuntos como responsabilidade civil do médico enquanto profissional liberal, relação médico/paciente e termo de consentimento foram abordados. “O médico tem que se proteger cada vez mais na sua atividade prática. É preciso que esteja atento. O profissional da área precisa saber que a melhor forma de se proteger é proteger o seu paciente, informando-lhe sobre todos os riscos”, afirmou. O advogado ainda fez uma ressalva quanto à afinidade entre médico e paciente explicando que é necessário cuidado para que a relação entre eles não prejudique a prevenção jurídica.
Após as palestras, os debatedores Dra. Miriam Takayanagi e Dr. Cosme Humberto Techera, ambos cirurgiões vasculares, contribuíram com suas experiências. Dr. Cosme falou sobre detalhes técnicos necessários para o bom resultado do método, importância da compressão e aproveitou a oportunidade para fazer perguntas sobre a área de Dermatologia. De acordo com o cirurgião, a pigmentação após o procedimento é um dos maiores problemas com que os médicos se deparam durante a prática diária da Angiologia.
Já Dra. Miriam falou sobre a necessidade de se discutir o assunto de forma multidisciplinar. “Os encontros que debatemos com várias especialidades são mais interessantes pelo fato de conseguirmos trocar experiências e aprender cada vez mais para atingirmos um resultado melhor para o paciente”, disse. Na ocasião, o presidente da SBACV-BA aproveitou para convidar todos os presentes a participarem da IV Jornada Baiana de Angiologia e Cirurgia Vascular e do I Encontro Brasileiro das Ligas Acadêmicas de Cirurgia Vascular, que serão realizados na segunda quinzena do mês de outubro deste ano.
Data: 31/03/2016
Local: Hotel Sheraton da Bahia